Toda instalação de vidros requer uma série de cuidados para evitar incidentes que possam prejudicar tanto o profissional quanto o contratante do serviço.
O vidro é um material frágil, que precisa de cuidados desde que sai de onde está armazenado até o local onde será instalado — e principalmente durante o trajeto.
Além disso, há a instalação, que também exige cuidados, principalmente a atenção às normas técnicas de segurança. Nesse sentido, um ponto é essencial: evitar erros.
5 erros que não devem ser cometidos na instalação de vidros
Selecionamos algumas falhas que podem causar problemas, para que fique fácil lembrar e ter todos os cuidados necessários.
Falta de cuidado com o armazenamento e movimentação dos vidros
O aparecimento de manchas e riscos nos vidros traz prejuízos à empresa. Por isso, todo cuidado com o correto armazenamento é fundamental.
Irisação é o nome de um processo de aparecimento de manchas em vidros. Para que isso não ocorra, os vidros devem ser armazenados em locais que não tenham contato com água.
Para a movimentação das peças é recomendado sempre ter proteção nas bordas dos vidros (pode ser com papelão) e o transporte deve ser feito com o auxílio de carrinhos e cavaletes para apoio.
Não usar calços de qualidade
O calço é utilizado para evitar a troca de calor entre vidro e perfil. Esse é um item de extrema importância na instalação de vidros, pois, com o tempo, o atrito do vidro com o perfil pode provocar trincas e quebras.
A norma 7199 especifica as dimensões do calço e é preciso considerar isso para que os calços sejam capazes de suportar o peso.
Não vedar adequadamente
A vedação é de extrema importância porque sua falta pode provocar vazamentos de água, e isso ocasionar a perda dos materiais. Para isso são utilizados silicones e borrachas apropriadas.
Caso seja usado o silicone, tem que usar fita adesiva nas bordas do vidro, para impedir respingos do material e garantir melhor acabamento. Se for utilizada borracha, se deve evitar esticar o material, para não comprometer a acomodação do vidro e o preenchimento do perfil.
Não seguir as especificações do projeto
Projetos existem para indicar medidas, materiais e aplicações corretas. Não segui-los pode ser uma opção, mas que se tornará muito cara.
Os prejuízos vão de perda de tempo a desperdício de matéria-prima e outros materiais.
É preciso que se certifique de que as características do vidro, assim como suas medidas estão de acordo com o que está especificado no projeto.
Um exemplo: vidro de massa escura utilizado onde há exposição direta ao sol, que produz calor, pode ocasionar quebra espontânea.
Não usar acessórios de proteção
Os EPIs, equipamentos de proteção, são fundamentais em qualquer profissão. Por isso, não dá para deixar de usar.
Muitos vidraceiros deixam de utilizar os equipamentos, o que não pode acontecer, pois são os equipamentos de segurança que os protegem de acidentes. Essas proteções são os braceletes, mangotes, luvas e óculos protetores. Frisando que, na verdade, o uso dessas proteções é obrigatório.
Há várias outras dicas sobre isso. Continue acompanhando nossas postagens que você ficará por dentro de tudo relacionado a vidros, espelhos, instalações, decorações e tendências em vidros em obras.
Caso precise tirar alguma dúvida não hesite em nos contatar.
Agora deixe seu comentário e compartilhe nosso artigo!