Você sabe o que é a norma NBR 7199? É a norma da ABNT que regulamenta a aplicação de vidros na construção civil. Por isso, sempre que for planejar, é preciso estar atento às especificações dessa norma.
Revista em 2016, a NBR 7199 especifica sobre quais tipos de vidros devem ser utilizados para cada tipo de aplicação e sobre os cuidados para que se garanta a segurança, a fim de evitar possíveis incidentes ou prejuízos.
Continue lendo o artigo, saiba mais sobre a norma regulamentadora NBR 7199 e tire suas dúvidas.
Qual a importância da NBR 7199?
Vidros fazem parte de qualquer obra, seja do tipo ou tamanho que for. Mesmo uma obra mais simples precisa de vidros, para janelas ou box do banheiro, por exemplo.
Já outras usam o material na decoração de ambientes ou para deixar as fachadas mais sofisticadas ou imponentes. Seja qual for o caso, uma coisa é certa: é preciso seguir a norma regulamentadora.
A NBR 7199 que determina o uso correto do vidro em diferentes aplicações para que problemas de qualquer tipo sejam evitados. A revisão da norma foi necessária pois o uso incorreto é um dos erros mais encontrados em instalações.
A nova NBR 7199
A principal crítica em relação à versão anterior da 7199 é justamente relacionada à falta de segurança. Na verdade, é mais sobre a clareza das especificações relacionadas à segurança, que causavam diversas interpretações.
Agora, o conteúdo está disponibilizado em tabelas e foram incluídas aplicações que não eram encontradas na versão antiga, como muros de vidro, piso de vidro, vidro blindado, vidro resistente à explosão, vidros para retardar ações de arrombamento, entre outras.
Tipos de vidros de acordo com a aplicação
A NBR 7199, conforme já dissemos, é o guia para cada tipo de aplicação de vidro em projetos.
Veja alguns exemplos de vidros utilizados para:
- fachadas inclinadas, claraboias, coberturas e marquises:
- vidro laminado
- vidro insulado (tem que ter a peça interior aramada ou laminada)
- vidro aramado
- portas, divisórias e vitrines:
- vidro temperado
- vidro insulado
- vidro aramado
- vidro laminado
Se a ideia for colocar vidros para retardar ações de arrombamento, o tipo ideal é o laminado insulado. Exemplos de projetos em que é utilizado: barreiras de separação em estádios esportivos e para isolar jaulas em zoológicos.
Para garantir a segurança contra fogo, retardar a sua propagação, os tipos ideais são: laminado e aramado insulado.
Há ainda as instalações especiais, como degraus em escadas, visores de piscina e pisos. Nesses casos indica-se o uso do laminado.
A espessura dos vidros
Outro ponto que levanta questionamentos é sobre qual espessura usar em determinado projeto. Por isso, a nova NBR 7199 também traz especificações e orientações para o cálculo.
Para o cálculo, são consideradas variáveis como pressão do vento, peso da peça, esforços de limpeza e manutenção, quantidade de apoio e propriedades físicas.
A norma explica passo a passo e ilustra com exemplos. Com os avanços tecnológicos isso também ficou mais fácil, já que se pode dispor de uma calculadora online para isso. No entanto, não basta somente contar com isso, é preciso conhecer a norma e saber quais são os elementos inseridos no cálculo.
Outros aspectos abordados pela norma 7199:
- maneiras corretas de armazenamento de vidros;
- inclinação correta (principalmente para o transporte);
- equipamentos de segurança – EPIs (para manuseio e instalação); dentre outros.
Agora que você conhece mais sobre a norma que norteia o uso de vidros em projetos, certifique-se de contratar profissionais bem capacitados e conhecedores de todas as orientações.
Caso tenha alguma dúvida, os especialistas em vidros da Durábil podem ajudá-lo/a. Basta entrar em contato com a empresa.
Deixe seu comentário e compartilhe nosso post!
Até o próximo!