O vidro autolimpante é uma excelente opção para projetos sustentáveis. Mas que vidro é esse? Quais outras vantagens pode oferecer? Não precisa limpar mesmo?
Respondemos a todas essas dúvidas em nosso artigo de hoje. Você vai conhecer os benefícios desse tipo de vidro e como ele reduz custos.
Além disso, vai entender como é perfeito para coberturas e fachadas, esse vidro é a escolha mais acertada para projetos de obras que incluam esses elementos.
Além de evitar a aglomeração de sujeira, o vidro autolimpante se limpa com a água da chuva. Isso acontece devido ao dióxido de titânio (TiO2), elemento aplicado durante a fabricação do vidro, na forma de película metalizada. Essa aplicação desencadeia dois processos, conhecidos como fotocatalítico e hidrofílico.
Veja a seguir mais informações sobre o vidro autolimpante, além dos benefícios.
Vantagens e aplicações do vidro autolimpante
Antes de conhecer os benefícios e as aplicações do vidro autolimpante, veja como ocorrem os dois processos citados anteriormente:
- No processo fotocatalítico os raios ultravioleta reagem com a cobertura de TiO2 colocada no vidro e desintegram as moléculas à base de carbono. Assim, a poeira é eliminada.
- No processo hidrofílico, a água não forma gotículas como nos vidros normais. Ela simplesmente se espalha de forma igual por toda a superfície. Logo evapora e o melhor: não deixa manchas.
Principais benefícios do vidro autolimpante
Os principais benefícios do vidro autolimpante estão diretamente relacionados à sustentabilidade e proteção do meio ambiente:
- usa recursos naturais para sua limpeza: chuva e raios solares;
- consequentemente, não faz uso de produtos poluidores, como detergentes e outros produtos de limpeza de vidros;
- diminui a frequência da necessidade de limpeza, e com isso gera economia de água, energia elétrica, mão de obra e tempo.
Além disso, conserva fachadas e coberturas sempre limpas, livres de marcas d’água, poluentes atmosféricos e resíduos de insetos, por exemplo.
Cuidados com o vidro autolimpante
O principal cuidado é em relação à instalação do vidro: se deve ter o cuidado para que ele tenha uma inclinação mínima de 10 graus, para tornar possível o escoamento da água pela sua superfície.
Indicações
O vidro autolimpante é indicado para:
- fachadas
- sacadas
- envidraçamentos suspensos
- átrios
- coberturas
- jardins de inverno; dentre outros.
Como você pode ver, o vidro autolimpante chegou mesmo para transformar e revolucionar o segmento da engenharia e arquitetura. Importante frisar que esse tipo de vidro também pode ser temperado ou laminado, reforçando outras características como maior segurança e aperfeiçoamento térmico e acústico.
Precisa de mais informações, quer tirar dúvidas ou solicitar um orçamento? Entre em contato conosco!