Vidros especiais são os tipos que têm algumas formas, características e comportamento diferentes dos vidros comuns.
Vidros comuns são os principais tipos encontrados em obras, como o temperado, laminado e o cristal.
Já os especiais garantem propriedades específicas ao projeto, como proporcionar mais proteção contra os raios solares ou melhor conforto térmico. Eles ganham essas características quando são unidos com outros tipos de materiais.
Conheça alguns dos tipos de vidros especiais e suas vantagens
Por que conhecer os tipos de vidros especiais é importante? Porque a escolha de cada material é sempre importante para um projeto. Conhecendo cada um deles, fica mais fácil projetar o que se quem em uma casa, escritório etc.
Vidro curvo
O que torna esse vidro especial, como você pode ter notado, é o seu formato. Para que ganhe curvatura, o vidro comum é aplicado em moldes curvos em aço e em temperatura altíssima. Assim, ele toma forma do molde.
Sua fabricação pode ser feita em várias dimensões, espessuras e raios de curvatura. São a solução perfeita para plantas que apresentam formas curvilíneas e nas quais o proprietário queira utilizar vidro.
Vidro de controle solar
Também conhecidos como refletivos, estes vidros recebem uma camada metalizada, a fim de proporcionar reflexão. Dessa forma, parte da radiação que passa pela parte envidraçada é refletida para o ambiente externo e outra parte é absorvida pelo vidro, que diminui a quantidade de calor para o ambiente interno.
Por isso, têm ótima propriedade térmica, ajudando na redução de energia elétrica, tanto por manter uma temperatura interna agradável quanto pela redução do uso de luz artificial.
Vidro insulado
Também conhecido por termoacústico, este vidro é indicado para proporcionar conforto térmico e acústico. Além disso, ele elimina a condensação de umidade — o que costumamos chamar de “embaçado”.
Este tipo de vidro Melhora o desempenho acústico, diminuindo a passagem de ruídos para dentro do ambiente, como o de trânsito.
Vidro corta-fogo
Este é um tipo laminado, fabricado com um tipo de gel entre as lâminas. Em casos de fogo, esse gel se expande e o vidro resiste mais tempo à ação do fogo. Por causa dessa sua composição, com o gel, é um ótimo isolante acústico.
Vidro autolimpante
Este tipo de vidro tem propriedades que o tornam capaz de aproveitar a água da chuva e os raios UV para sua limpeza automática.
É claro que não está isento de receber limpeza manual, mas a manutenção e limpeza não precisam ser tão frequentes. Por isso, o vidro autolimpante ajuda a economizar no consumo de água, energia elétrica e mão de obra.
Vidro impresso
Também conhecido como fantasia, é o vidro que recebe uma impressão quando está saindo do forno. Este tipo de vidro é bastante utilizado em painéis e vitrôs.
Agora você já conhece mais sobre os vidros especiais. Caso precise de mais informações, pode conversar com um de nossos especialistas.
Se estiver com dúvidas sobre o melhor tipo de vidro para a sua casa e o seu projeto, entre em contato conosco e vamos trocar uma ideia!
Nos vemos no próximo post!