Considerado um vidro de segurança, o aramado é um impresso translúcido que possui uma rede metálica de malha quadriculada incorporada à sua massa.
A rede metálica incorporada ao vidro tem como função essencial e principal segurar os estilhaços de vidro na hora do rompimento da placa. Ou seja, caso quebre, o vidro fica preso à rede metálica, reduzindo os riscos de ferimentos no momento da quebra.
Por ser translúcido, esse vidro proporciona privacidade e estética ao projeto, ampliando o conceito de iluminação aliado à sofisticação (possui efeito decorativo).
O vidro aramado: características e vantagens
O vidro aramado é um dos mais antigos usados na construção civil e o pioneiro na questão de segurança. É o tipo de material que, além da alta segurança, oferece ótimo custo benefício se comparado a outros tipos de vidros que têm este nível de proteção e alta resistência ao fogo.
Apesar de seus benefícios, esse material acabou sendo substituído nas obras por outros materiais. Exemplos são o vidro laminado e o temperado. O vidro aramado pode ser produzido nas cores azul, cinza e incolor (esta é a mais comum).
Vantagens
- o aramado, por ser um vidro de segurança, caso quebre não produz estilhaços, pois esses ficam presos à malha metálica. Essa, por sua vez, protege o vão em que está instalada;
- é um vidro resistente ao fogo, consegue bloquear a passagem de chamas e fumaça por cerca de uma hora;
- ajuda a dar privacidade a ambientes ao mesmo tempo em que permite a passagem da luz.
Utilização obrigatória e como decoração
O vidro aramado é utilizado até em móveis, sabia? Pois é, mas seu uso mais comum é onde há a obrigação de uso de vidros de segurança, como em sacadas, guarda-corpos, claraboias, coberturas, tetos, vidraças sobre passagens, divisórias e outros.
Além dos móveis, o vidro aramado pode ser um elemento decorativo diferencial em ambientes residenciais e corporativos. Uma sala de espera em um consultório, por exemplo, pode ter uma parede ou meia parede de vidro aramado.
Outros exemplos são os ambientes corporativos com espaços compartilhados. Esses podem ganhar divisórias no estilo biombo, ou painéis separando em espaços individuais. Degraus de escadas também pode ser criados com o uso desse vidro.
Um espaço de descanso no jardim, uma divisória entre ambientes como sala de estar e jantar, uma divisória em uma varanda… todos são exemplos de possíveis aplicações do vidro aramado.
Como você pode ver, há várias possibilidades para o uso. E você pode ter a certeza de que vale muito a pena apostar no vidro aramado para utilização em sua obra, seja por suas propriedades funcionais seja por suas propriedades estéticas.
Caso queira mais informações, entre em contato com um dos especialistas da Durábil Vidros. Damos todas as explicações que você precisa e fazemos todo o acompanhamento da obra, desde o orçamento até a instalação e manutenção do produto.
Aproveite e deixe seu comentário! Nos vemos no próximo post!