A pele de vidro é um método de aplicação de vidros em fachadas. No Brasil, este sistema é o mais utilizado em fachadas de edifícios corporativos. A instalação de uma fachada em pele de vidro confere à estrutura uma sensação de requinte e sofisticação.
Por meio da aplicação em pele de vidro, as estruturas de alumínio ficam ocultas, garantindo ainda mais beleza para o edifício, com uma fachada completamente envidraçada. A pele de vidro também é conhecida no mercado como fachada-cortina e structural glazing. No entanto, existem algumas diferenças entre estes métodos de aplicação de vidros. Saiba mais!
O sistema de pele de vidro
A fachada pele de vidro permite que o prédio se transforme em uma estrutura completamente envidraçada, sem o aparecimento de estruturas de alumínio. Neste método, os quadros de vidro são aparafusados com presilhas e sobrepostas à colunas e travessas.
Os quadros de vidro são independentes e podem ser retirados. Além disso, o alumínio externo, que é usado para a sustentação dos quadros de vidro, é um pequeno filete e traz a ideia de que a fachada possui uma verdadeira “pele de vidro”.
Fixação
A fixação dos vidros é feita com um adesivo estrutural de 3m e a instalação pode seguir três modelos diferentes:
- stick ou grid: nesta instalação, primeiro é feita a montagem da estrutura de fixação no prédio e, só depois, é realizada a colagem dos vidros;
- unitizado: a colagem do vidro na estrutura de fixação é feita na fábrica. O conjunto já chega pronto para ser fixado, este método, no entanto requer equipamentos de elevação, como guindastes;
- híbrido: este tipo de instalação mistura os dois sistemas anteriores. Ou seja, em espaços específicos da fachada a instalação pode seguir o esquema unitizado e, em outras, o stick/grid.
Diferença entre pele de vidro, structural glazing e fachada-cortina
Pele de vidro
Primeira nomenclatura atribuída, pelo mercado, a um estilo de fachada em que a estrutura interna de alumínio não aparecia ou aparentava praticamente nenhuma estrutura externa visível.
Structural glazing
Também é um modelo de aplicação de vidros em fachadas, porém ele consiste em um tipo de esquadria em que os vidros são colados nos caixilhos, por meio da aplicação de silicone estrutural e isso possibilita que o perfil de alumínio não apareça.
Fachada-cortina
Esta permite a visualização – quando vista pelo lado de fora – de colunas e de parte da estrutura horizontal. Além disso, expõe uma fina moldura situada ao redor dos quadros de vidro.
Confira 5 vantagens da pele de vidro
A instalação de pele de vidro garante diversos benefícios para o seu prédio. As vantagens são diversas, como uma valorização do imóvel que se torna mais clean, além de trazer um ar de modernidade e elegância a fachada do prédio.
1 – Segurança
O material utilizado na instalação da pele de vidro, além de resistente, recebe a aplicação de uma película que permite segurança tanto para quem está dentro quanto para quem está fora do seu prédio.
2 – Economia de energia
A pele de vidro permite a passagem de luz natural nos ambientes. Logo, dispensa o uso constante de luz artificial e acaba refletindo nos custos de forma positiva, pois permite uma considerável economia de energia.
3 – Conforto térmico
A pele de vidro provoca uma redução considerável da passagem de raios ultravioletas e calor. Isso, muitas vezes, acaba reduzindo a necessidade de persianas ou cortinas.
Os vidros refletivos são os mais indicados para estes casos, pois podem melhor a sensação térmica de forma significativa, podendo até, em dias mais frescos, excluir o uso de ar condicionado.
4 – Isolamento acústico
A pele de vidro possui propriedades acústicas que durante o projeto podem ser exploradas de acordo com o desejo pessoal do cliente. Ela tem a vantagem de amenizar barulhos e ruídos externos, o que é ideal para empresas que estão localizadas em grandes centros comerciais, pois estes costumam ser regiões bastante barulhentas.
5 – Tempo de instalação
Quando comparado a outros métodos, a pele de vidro otimiza o tempo de finalização da obra em até 5 vezes. Além disso, a logística do canteiro de obras fica muito mais dinâmica, permitindo que as outras etapas sejam agilizadas.
Uma resposta
Preciso de detalhamento e especificação de materiais para pele de vidro em equipamento público.
Tem representante no ES?
Obrigada