Segurança em vidros: quais normas garantem isso?

Segurança em vidros: aspecto fundamental quando se trata da movimentação, manuseio, armazenagem e utilização desse material. Seja qual for o uso, há normas específicas que regulamentam.

Esse é o tema de nosso post de hoje — uma abordagem sobre os tipos de vidros permitidos para determinados tipos de utilização, como boxes de banheiro, por exemplo — e as respectivas orientações.

Continue a leitura e saiba mais sobre esse assunto!

A importância das normas referentes à segurança em vidros

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) dispõe de mais de 30 normas para o setor vidreiro, elaboradas no âmbito do ABNT/CB-037.

Conheça algumas dessas normas:

ABNT NBR 14698:2001

Esta é a norma que especifica os cuidados necessários, métodos de ensaio e requisitos gerais em relação ao vidro temperado. Seu objetivo é garantir a segurança, a durabilidade e a qualidade do vidro temperado plano em todas suas aplicações na construção civil, na indústria moveleira e nos eletrodomésticos da linha branca. É também esta norma que fornece a metodologia de classificação deste item como vidro de segurança.

ABNT NBR 14697:2001

A 14697 está relacionada ao vidro laminado. É ela quem especifica todos os requisitos, métodos de ensaio e cuidados para garantir a durabilidade e a segurança desse tipo de vidro e seu uso na construção civil e indústria de móveis. Ela também fornece a metodologia que classifica o laminado como vidro de segurança.

ABNT NBR 14207:2009

Esta norma trata das especificações mínimas de segurança na instalação de boxes de banheiro, fabricados a partir de painéis de vidros de segurança.

ABNT NBR 14488:2010

A segurança da aplicação de vidro em mesas, aparadores e outros tipos de móveis é orientada a partir desta norma, que traz todas as exigências de desempenho necessárias para isso.

Outras normas

As mais de 30 normas voltadas ao setor não são somente relacionadas à segurança em vidros, há muitas outras orientações para o trabalho com vidros, veja mais algumas:

ABNT NBR NM 293: determina a terminologia do vidro plano, assim como dos acessórios e suas aplicações;

ABNT NBR 7199: totalmente atualizada, dá especificações sobre o projeto, execução e aplicação do vidro na construção civil;

ABNT NBR 9607: orienta sobre a prova de carga em estrutura de concreto armado e protegido;

ABNT NBR 6120: trata do cálculo de estrutura em edificações;

ABNT NBR10821: diz respeito às especificações em esquadrias externas para edificações;

ABNT NBR 14718: traz orientações sobre a utilização e instalação de guarda-corpos para edificação;

ABNT NBR 16259: dá orientações sobre o envidraçamento de sacadas.

Esses são apenas alguns exemplos.

Este post teve o intuito de mostrar a você o quanto o ramo vidraceiro tem o compromisso com os serviços que presta. Cada processo tem uma norma regulamentadora, seguida à risca para garantir a segurança em aplicações de vidros.

A Durábil Vidros é extremamente comprometida com essas normas. Por isso, ao procurar por vidraçarias em Goiânia, aposte na parceria com quem tem anos de experiência e comprometimento total com o bem-estar e segurança do cliente, além de qualidade nos em seus serviços

Seja qual for seu projeto, fale conosco. Juntos encontraremos as melhores soluções.

Até o próximo post!

Thaissa Arruda

Thaissa Arruda

25 de fevereiro de 2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esta Gostando? Compartilhe

Busca

Tags

Fique por dentro!

Seja avisado sempre que surgir conteúdo novo aqui na Durábil Vidros

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nosso site e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você autoriza a Durábil Vidros coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Abri whatsapp!
Fale no WhatsApp agora!
Tire suas dúvidas agora! Clique em enviar e converse com nosso vendedor pelo WhatsApp.