Em dúvida sobre qual tipo de vidro para a porta escolher? Vamos ajudar!
As portas de vidro deixam o ambiente mais sofisticado e são fáceis de harmonizar com qualquer ambiente, além de dar sensação de claridade e expansão seja na sala de estar, na cozinha ou em qualquer lugar que você planeje socializar.
O toque moderno que uma porta de correr de vidro ou uma porta de vidro como divisória de cômodos proporciona, faz com que esse material seja uma boa opção na hora de reformar a casa além de ter um bom custo-benefício. Mas daí surgem as dúvidas: qual tipo de vidro para porta devo usar? Qual o melhor tipo de vidro para a porta da minha casa? Qual o melhor tipo de vidro para a porta do meu escritório?
A depender do ambiente você deve escolher um tipo de vidro diferente, além disso, ter uma instalação adequada de uma porta de vidro e escolher o tipo de vidro adequado é fundamental, haja vista que esse material pode gerar acidentes. Pensando em tudo isso, hoje falaremos sobre os tipos de vidro para porta e onde usá-los.
Quais tipos de vidro para porta são mais indicados?
Vidros temperados a partir de 8 mm de espessura são os mais adequados para portas de acesso, ou seja, entradas, bem como para divisórias. Se a porta estiver abaixo de 1,10 m é recomendado o uso de vidros temperados de 10 mm de espessura.
Os vidros temperados também são adequados para boxes de banheiros por serem cinco vezes mais resistentes do que o vidro comum, podendo ser usado ainda o vidro laminado, que retêm os cacos em caso de quebra. Podem ter aparência fosca com a aplicação de uma película, o que diminui a visibilidade.
Os vidros jateados são ideais para garantir maior privacidade, sendo comuns em portas de banheiro ou até mesmo quartos. São translúcidos e ásperos, o que pode fazer com que manutenção e limpeza sejam um pouco mais difíceis.
Na mesma linha, existe o vidro quadrado que possui uma face lisa e a outra áspera texturizada com padrões em forma de quadrado. Existe também o vidro pontilhado que é opaco e também é texturizado.
O vidro cristal é aquele totalmente transparente, o mais clássico e comum. Possui menor resistência sendo mais aconselhável em janelas do que em portas.
Onde é possível usar portas de vidros?
- Portas externas
Portas de vidro externas são excelentes para ambientes amplos de socialização como salas, salas de estar, cozinhas e salas de jantar. Se quiser mais privacidade, opções fumês que são mais foscas ou aplicação de cores são boas opções, além de serem muito práticas para a divisão do interior da casa em relação ao jardim ou sacada, trazendo visibilidade da paisagem para dentro da casa além de poderem molhar sem trazer prejuízos. Em ambientes mais formais como empresas, portas externas de vidro que servem de entrada deixam o ambiente mais sofisticado.
- Portas Internas
Como dito anteriormente, para divisórias internas, geralmente recomenda-se o uso de vidro temperado de 8 mm por apresentarem maior resistência.
Isso garante durabilidade e isolamento dos cômodos de maneira mais eficaz, hoje em dia ainda é possível utilizar vidros com dupla camada para isolamento acústico entre cômodos.
- Divisória entre cozinha e lavanderia
Uma maneira delicada e minimalista de separar esses cômodos é apostando em portas de vidro jateado ou texturizados. É aconselhável o uso de vidros mais resistentes para isolamento do odor, mas sem prejudicar a luminosidade dos locais. É uma opção boa para apartamentos por se adaptarem a pouco espaço.
- Portas de banheiros
São aconselháveis principalmente em ambientes corporativos, proporcionam clareza e aumentam a sensação de limpeza do local. Obviamente que vidros com película ou jateados são necessários para garantir a privacidade dos usuários.
- Portas de escritórios
Vidros pontilhados e texturizados de modo geral são aconselháveis, pois garantem privacidade sem tirar o refinamento, sendo facilmente combinados com qualquer decoração.
Quais tipos de esquadrias utilizar com vidros em portas?
As portas de vidro podem ser de correr havendo sobreposição de uma parte sobre a outra, possuindo duas ou três folhas a depender do design. O padrão é que uma ou duas sejam móveis e pelo menos uma seja fixa. Esse modelo traz bom-gosto e simplicidade para o ambiente.
O modelo mais clássico são aquelas que possuem puxador, ou seja, as de abrir e fechar, podendo abrir de dentro para fora ou vice-versa. Em alguns modelos é possível ainda abertura para ambos os lados.
Outro modelo divertido é a sanfona, que tem esse nome justamente por ter movimento semelhante ao instrumento, ou modelo camarão como também é conhecido. Nesta esquadria as folhas de vidro dobram ao mesmo tempo, sendo possível agrupá-las de um único lado.
As esquadrias podem ser ainda de alumínio ou aço dependendo do local da porta e do tipo de vidro, sendo as de alumínio as mais comuns no mercado.
Qual tipo de porta de vidro escolher?
Isso depende de onde você quer colocá-la e com que propósito. Portas de vidro de correr, por exemplo, são adequadas para acesso a jardins, varandas ou até mesmo como divisórias dentro de casa para separar a cozinha da área de serviços e boxes de banheiro, por exemplo.
Já as portas que possuem puxador são mais adequadas como portas externas em ambientes corporativos, mas podem ser usadas na entrada de casas, apesar de não serem muito comuns. Portas texturizadas com puxadores são opções de bom gosto para portas de banheiros. Assim, vale a pena pensar em qual local irá instalar a porta e a aplicação.
Considerações finais
As portas de vidro são versáteis e minimalistas e escolher o tipo de vidro para porta que seja mais adequado é imprescindível não apenas para garantir harmonia do ambiente e praticidade, mas para garantir a segurança de todos que fizerem uso dela, é muito importante garantir uma boa instalação com o material apropriado ao objetivo do local.
Se você gostou das nossas dicas sobre tipos de vidro para portas, escolha a porta que mais te agrada, redecore sua casa e não deixe de ler nossas outras matérias especiais!
2 respostas
Excelente texto, dicas ótimas… Muito bem explicado e detalhista…Parabéns, gostei muito…sou profissional na área de escrita…
Quero colocar porta dr correr de vidro no meu
de vidro no meu banheiro, separando o lavatório do vaso sanitário e chuveiro.
Que porta escolher e tipo de vidro