O uso de vidro em escritórios trouxe inúmeras possibilidades aos projetos arquitetônicos. Devido a novas tecnologias que têm transformado vidros em produtos bastante versáteis e funcionais, se pode, atualmente, criar projetos com vidros além de portas e janelas e sem deixar a segurança de lado.
Certamente você já reparou na quantidade de novas construções com imensas fachadas em vidro. Além disso, o vidro foi para os ambientes em forma de divisórias, separando espaços de trabalho. Esse estilo, bem contemporâneo, dá um toque de sofisticação a escritórios.
Mas há uma vantagem ainda maior além da estética: a sustentabilidade. Ambientes projetos com fachadas e divisórias em vidro aproveitam a luz solar, o que significa economia de energia.
Os vidros usados em fachadas e ambientes corporativos internos têm propriedades especiais como proteção contra raios UV, isolamento acústico térmico. Ou seja, são preparados especialmente para dar segurança e todo o tipo de proteção.
Há, inclusive, um tipo de vidro que é autolimpante, aproveita a água da chuva para retirar poeira e outras sujeiras, retardando , assim, a necessidade de manutenção e limpeza. Ou seja, mais economia!
Que tal saber mais sobre isso?
Vidro em escritório: conheça algumas vantagens e tipos de aplicações
Ambientes coloridos
Vidros coloridos: isso mesmo! Essa aposta pode ser feita em ambientes criativos, como espaços de agências de publicidade, marketing, arquitetura e outros.
Além de ser potencialmente decorativo e dar vida a ambientes, o vidro colorido pode destacar o poder do branding. Ou seja, pode ser criado um espaço estratégico com as cores da marca.
Mesas
Mesas de vidro em ambientes corporativos são sempre sinal de elegância. Elas podem tanto ter o tampo de vidro quanto serem somente desse material.
Dependendo do tipo de material ao qual são combinadas podem ser imponentes, originais, modernas, criativas etc.
Iluminação estratégica
Escritórios localizados em locais meio escuros e com pouca iluminação natural podem ganhar claraboias. Assim se consegue um espaço mais energizado com a presença da luz solar e também mais ventilado.
Caso a planta permita, em casos assim se pode também apostar em uma parte da parede de vidro, janelões ou grandes portas de vidro.
Divisórias
As divisórias são ótimas opções para estabelecer a privacidade em um escritório, sem deixar perder a característica colaborativa e sem prejudicar a comunicação entre os membros da equipe.
Conheça as três principais vantagens das divisórias de vidro em escritórios:
- Integração de ambientes: apesar de limitar os ambientes, os vidros não criam bloqueios visuais. Dessa forma, facilitam a integração e além da supervisão de equipes, uma vez que permite a visualização de setores e funcionários.
- Privacidade: as divisórias podem ser fabricadas em diferentes tipos de materiais com propriedades específicas. Exemplos: divisória de vidro insulado do piso ao teto garante que as ondas sonoras do local não se espalhem pelos outros ambientes. Já se vidros acidados ou jateados impedem a visão total, mas não permitem que o ambiente perca a iluminação natural.
- Versatilidade: vidros são materiais de fácil limpeza; as divisórias têm uma versão deslizantes, que permite que espaços sejam abertos ou limitados quando se quer; são fáceis de construir, além de não produzir resíduos extremos; além de funcionais, decoram os ambientes; dentre outros.
E então, o que achou do post de hoje? Conte no espaço dos comentários!
Caso queira saber mais sobre projetos com vidro em escritórios, entre em contato com um de nossos especialistas, teremos muito prazer em ajudar!
Nos vemos no próximo post!