Uma das principais preocupações de quem vai iniciar uma obra é se a escolha dos materiais foi acertada, principalmente no que diz respeito a esquadrias, revestimentos e vidros. Aliás, a escolha do vidro ideal faz toda a diferença em aspectos como conforto termoacústico e proteção dos raios solares, por exemplo.
Só que nem todos conhecem as propriedades dos vidros. Por isso, vamos abordar esse tema aqui e explicar sobre as várias opções que temos no mercado.
A seguir, mostramos algumas das opções mais utilizadas pelo mercado e suas características.
Escolhendo o vidro ideal para a obra
Entenda o que cada tipo de vidro pode oferecer de vantagens à sua residência ou escritório.
Vidro laminado
Bastante resistente a impactos, é considerado um vidro de segurança. Caso ocorra um acidente, os pedaços de vidro ficam presos na película, assim não há o risco de ferimentos.
O vidro laminado é um ótimo isolante térmico e acústico, ele bloqueia 99% dos raios UV, prevenindo o desbotamento dos móveis e doenças de pele causadas pelos raios solares.
Vidro temperado
O vidro temperado é cerca de cinco vezes mais resistente do que o vidro flat (comum) e é também considerado vidro de segurança. Quando se quebra, fica fragmentado em pedaços, fáceis de serem removidos.
Em caso de quebra, ele se fragmenta em pedaços pequenos, sendo removido com facilidade e de maneira segura. É bastante utilizado em divisórias, vitrines, portas e janelas.
Vidro temperado laminado
O vidro laminado temperado une a qualidade de dois vidros de segurança formando um produto ainda mais resistente e com maior conforto acústico. Isso faz desse vidro uma opção bastante utilizada em bancos, lojas, shoppings, escritórios, escadas, pisos e outros locais em que q segurança é essencial. Além disso, ele oferece algumas possibilidades de cores e pode ser fixado por aparafusamento.
Vidro insulado
Também conhecido como vidro duplo, o insulado une a propriedade de dois vidros diferentes em um único. É o tipo de vidro ideal para ambientes em que se quer proporcionar conforto térmico e acústico sem perder a iluminação natural.
Vidro autolimpante
Este tipo é perfeito para coberturas e fachadas, a escolha mais acertada para projetos de obras que incluam esses elementos. Além de evitar a aglomeração de sujeira, o vidro autolimpante se limpa com a água da chuva. Isso por ter recebido dióxido de titânio em sua fabricação.
É claro que em algum momento será preciso fazer a manutenção e uma limpeza mais profunda, mas sua propriedade permite que isso aconteça de forma mais espaçada, gerando vantagens como economia de água, energia e mão de obra.
Vidro aramado
Considerado um vidro de segurança, o aramado é um impresso translúcido que possui uma rede metálica de malha quadriculada incorporada à sua massa.
A rede metálica incorporada ao vidro tem como função essencial e principal segurar os estilhaços de vidro na hora do rompimento da placa. Ou seja, caso quebre, o vidro fica preso à rede metálica, reduzindo os riscos de ferimentos no momento da quebra.
Por ser translúcido, esse vidro proporciona privacidade e estética ao projeto, ampliando o conceito de iluminação aliado à sofisticação (possui efeito decorativo).
Vidro fantasia
O vidro fantasia também é conhecido como vidro impresso. Sua principal característica é que tem textura impressa, daí seu outro nome: vidro texturizado. É feito como desenhos em relevo em rolos e então são transferidos ao vidro. O impresso pode receber beneficiamentos como laminação, têmpera, espelhamento, jateamento e acabamento nas arestas (bisotê).
O vidro fantasia é indicado para ser utilizado: em portas, janelas e coberturas; na decoração de interiores, como revestimentos de parede ou divisórias ou na criação de objetos decorativos.
E então, gostou de conhecer os tipos e as propriedades de cada tipo de vidro? Conhecendo isso, fica bem mais fácil saber qual o tipo de vidro ideal para a sua obra, não é mesmo?
Caso precise de ajuda, não deixe de contatar um de nossos especialistas, teremos muito prazer em atendê-lo!
Nos vemos no próximo post!