Você sabe o que é exatamente um vidro inteligente?
Se pensou que é algo relacionado a novas tecnologias na indústria vidreira, está certo.
Imagine uma situação em que possa apenas apertar um botão e deixar mudar o vidro de algum ambiente de sua casa. Pois é, isso agora é possível!
Saiba mais sobre o vidro inteligente e quais suas aplicações.
O que é o vidro inteligente?
O vidro inteligente, ou smart glass, é um tipo de vidro que pode ter sua aparência alterada. Ele pode ficar tanto transparente quanto opaco.
Como isso acontece?
O smart glass é criado a partir de um processo de laminação e pode envolver os seguintes tipos de tecnologias: cristal líquido (LCD), polímeros de cristais líquidos dispersos (PDLCs) e eletrônica. No lugar dos PDLCs podem ser também usados dispositivos de partículas suspensas (SPD). São esses elementos que possibilitam as alterações no vidro.
Para que o vidro fique transparente, a corrente elétrica é acionada e polariza as partículas de cristal líquido, permitindo assim, a passagem de luz. Para o vidro ficar opaco, a corrente elétrica é interrompida. Assim, as partículas do cristal líquido são desorganizadas e se espalham em várias direções. Com isso, o vidro muda de cor instantaneamente, ficando branco leitoso.
Onde o smart glass pode ser usado:
- o vidro inteligente pode ser utilizado como divisória de ambientes, assim otimiza o espaço de lugares pequenos e ajuda a dar a sensação de amplitude;
- pode ser um divisor entre closet e banheiro e o quarto;
- pode ser divisória de ambientes como sala e sala de estar;
- pode separar ambientes internos dos externos; dentre outras aplicações.
Quando em seu estado opaco, pode servir como tela de projeção de vídeos e imagens. Imagine que bacana ter, ao mesmo tempo, um divisor de ambientes e um telão. Que máximo, não?
Vantagens do smart glass
1. Privacidade
Talvez esse seja o maior benefício deste tipo de material. Você pode criar um ambiente amplo, com o vidro em seu estado transparente e, sempre que quiser, garantir a sua privacidade o deixando opaco.
Para isso, basta apertar um botão — ou controle remoto.
2. Controle de luz
Você pode controlar a intensidade da iluminação, assim como a de raios ultravioletas ou infravermelhos. Dessa forma, protege a sua saúde. Lembrando que esse controle possibilita minimizar os efeitos do excesso de luminosidade e maximizar quando quiser aproveitar a iluminação natural. Assim, promove outro benefício, que é a economia de energia.
3. Possibilidade de automação
Além de toda a tecnologia que permite que o vidro se torne opaco ou transparente, conforme a vontade do proprietário, o vidro inteligente pode ainda ser associado a sistemas de automação. Assim, pode programado para ser acionado por controle remoto, sensor de presença ou timer, dentre outros recursos.
E então, o que achou desse tipo de vidro? Qual aplicação você faria em casa utilizando vidro inteligente? Conte para nós nos comentários.
Até nosso próximo post!